terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ferrock
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde outubro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde outubro de 2009)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus

Os altos índices de violência aliados a falta de ações culturais, de lazer e atividades profissionalizantes que tirassem o jovem ceilandense das ruas e o transformasse em cidadão consciente - através de ações sócio-econômicas e de combate à violência -, foram razões que levaram um grupo de amantes do rock'n roll a fundar uma entidade autônoma, intimamente ligada ao processo de organização cultural da cidade. Nascia assim, a quase 25 anos, o mais tradicional e expressivo Festival de Rock do Brasil e o mais antigo ainda em franca atividade, a ponto de fazer parte do calendário oficial de eventos do Governo do Distrito Federal (GDF) quando, em 2001, através de lei orgânica instituiu dia específico para esse evento.

O Ferrock nasceu com a missão de oferecer ao público de Ceilândia, ainda carente de atividades sócio-culturais: lazer, diversão, cultura e informação, através do engajamento na promoção de campanhas públicas, tais como Criança: Ontem, Hoje e Amanhã? (1986); Negro: Liberdade, Justiça e paz (1987); Nação indígena: Ontem, Hoje e Amanhã? (1988); Onde estão os constituintes? (1989); Idosos: Quando terão seus direitos reconhecidos? (1990); entre outros temas e campanhas sociais, agregando, a partir de 1994, a arrecadação de alimentos que são doados a creches e abrigos de idosos.

Entre 2004 e 2008 o Festival firmou parceria com a Administração Regional de Ceilândia e já chegou a arrecadar mais de 18 toneladas de alimentos não perecíveis junto a um público estimado em 25 mil pessoas.

o Festival sempre tem como meta arrecadar, pelo menos, 20 toneladas nos dias de evento.

Além da parceria já confirmada com a Administração Regional de Ceilândia, o Ferrock está empenhado em ampliar parcerias com: o Escritório das Nações Unidas Contra as Drogas e o Crime (UNODE) e a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Ministério da Justiça, em ações de orientação contra o uso de drogas em geral, prevendo uma farta distribuição de material informativo sobre os malefícios causados pelas drogas. Dará visibilidade, também, a Cruz Vermelha do Brasil através de um posto de saúde durante o show. Vale lembrar que em toda a história desse Festival, nunca houve registro de ocorrência médica grave.

O Festival, também, procura viabilizar a inclusão das campanhas: A camisinha (esclarecimentos sobre o uso de preservativos sexuais); Se Beber, não dirija (inclusive através da facilitação de transportes públicos); e Reciclagem de Lixo.

Todas essas ações têm a missão de manter a tradição de Paz, Amor e Rock´n Roll com Cultura, Informação e Diversão, cercados por muita solidariedade, marcas do Ferrock Festival.

Nenhum comentário: