sábado, 31 de outubro de 2009

REVISTA ÉPOCA -VIAGENS...

Achei interessante e postei da revista ÉPOCA:
livro da expedição à Rapa Nui


qua, 21/10/09por Haroldo Castro


Américas, Chile, Fotografia, Livros>


Acabo de regressar de uma viagem espetacular ao Chile. Temos tantas fotos que nem sei por onde começar. Escrevo TEMOS, pois essa viagem foi realizada com outros sete fotógrafos, amadores e iniciantes. Durante onze dias registramos dezenas de milhares de imagens.

Foi Dede Ramos, da agência Latitudes que batizou a jornada como “Expedição Fotográfica”. Sempre gostei de dar cursos de Fotografia de Viagem, mas dessa vez conseguimos montar um curso prático – e, o mais importante, “durante uma viagem”. Deu tudo super certo!

Na primeira semana, vasculhamos as cores e formas do Atacama: lagos, animais selvagens, vulcões, gêiseres e sua gente. Em seguida, passamos os quatro últimos dias em Rapa Nui, a longínqua Ilha de Páscoa, junto aos enigmáticos moais, as majestosas estátuas de pedra.

Uma das grandes ideias dessa Expedição Fotográfica foi montar um livro de 32 páginas com imagens de todos os participantes. Resolvi começar, de cara, com a CAPA do livro. Combinamos que todos os viajantes concorreriam com uma foto (eu, como professor, estaria fora) e que faríamos uma votação para escolher a melhor. Mas, em um impulso ariano-participativo, resolvi pedir ajuda aos meus leais leitores do Viajologia. Ou seja, você também poderá decidir qual será a capa de nosso livro!

Escolhemos fotos de um mesmo tema: o nascer do sol atrás dos moais de Ahu Tongariki, em Rapa Nui. Tivemos apenas 9 minutos de cores e reflexos flamejantes. Depois, o céu ficou encoberto e cinzento. Mas todos aproveitaram ao máximo o lapso de tempo. A seguir vocês verão sete imagens parecidas (mas bem diferentes), numeradas de 1 a 7
" />

<

Foto 1 – Um moai em Tongariki

Nenhum comentário: